Curso de Odontologia do Florence realiza 5° Odontoflorence

Sem categoria | 01/11/2016

img_3871img_3986img_4041img_3794

O Curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior, realizou de 26 a 28 de outubro, a sua 5ª Jornada de Odontologia do Florence – Odontoflorence e a 1ª Jornada Internacional de Odontologia do Florence, com o tema “Odontologia Multidisciplinar: Saúde e Estética”. O evento aconteceu no Rio Poty Hotel e nos laboratórios Pré-clínicos e Núcleo de Especialidades Odontológicas (NEO) do Florence.

A Jornada contou com diversas palestras que foram ministradas por professores e profissionais da Odontologia de reconhecida excelência, com temas como: tratamento multidisciplinar no paciente com fissura lábio-palatina; toxina botulínica e preenchedores, uma mesa redonda discutindo qual os limites dos tratamentos estéticos e ainda  exposição de trabalhos científicos, minicursos, demonstrações clínicas e hands-on.

O evento aconteceu com o objetivo de atualizar os conhecimentos pertinentes à odontologia multidisciplinar, com ênfase nos tratamentos estéticos, suas potencialidades e complicações; apresentar novidades em procedimentos cirúrgicos ( Bichectomia); apresentar técnica de preparos ultraconservadores, respeitando as diretrizes operatórias da Odontologia Atual Minimamente Invasiva (Hands on de Reabilitação Estética com Preparos Minimamente Invasivos); reunir acadêmicos e profissionais da área de saúde bucal para uma grande confraternização e compartilhamento de saberes e ainda, proporcionar ao participante acesso às últimas novidades do uso da toxina botulínica e preenchedores, que foi ministrada pelo convidado internacional Giancarlo De La Torre Canales.

O Curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino, por meio da Jornada de Odontologia, busca mostrar à comunidade odontológica do Maranhão seu comprometimento constante com o ensino, a pesquisa e a extensão e o reflexo desta filosofia na formação do cirurgião-dentista.

Os tratamentos odontológicos estão cada vez mais especializados, o que possibilita aos profissionais oferecerem os melhores resultados em sua área. Mas a saúde bucal tem uma relação direta com o perfeito funcionamento de todo o organismo e, em alguns casos, a intervenção de outras modalidades da odontologia como a cirurgia, estética, odontopediatria, ortodontia, endodontia, periodontia, entre outros, é necessária para alcançar os resultados desejados. Por isso, a multidisciplinaridade é imprescindível.

Doenças e problemas bucais podem repercutir em todo o organismo e vice-versa. Segundo estudos, uma série de problemas podem ser ocasionados pelas infecções bucais como diabetes, obesidade, câncer, problemas cardiovasculares, osteoporose e, até mesmo, parto prematuro. O contrário também acontece, algumas doenças podem ter manifestações bucais e devem ser alvos da atenção do cirurgião-dentista.

Durante a abertura, representando o Instituto Florence, a diretora acadêmica, Professora Ildoana Paz Oliveira, deu as boas vindas aos presentes, parabenizando e agradecendo aos professores e alunos. “Nosso maior interesse, é desenvolver um bom trabalho em parceria com todos vocês, colaborando para o crescimento e o respeito pela profissão, em nossa trajetória pela luta por um ensino de qualidade e na formação de profissionais de Odontologia. A missão do Instituto Florence de Ensino é gerar conhecimento e promover educação, assim, esperamos que todos saiam daqui com a mente aberta, pois a temática desta jornada é pertinente e atual, e teremos aqui excelentes discussões”. Afirmou a diretora.

O convidado internacional, o Prof. Dr. Giancarlo De La Torre, da Universidade San Martin de Porres, de Lima, no Peru, que ministrou palestra sobre toxina botulínica e materiais de preenchimento na Odontologia, falou de sua satisfação em ter sido convidado para esta Jornada. “Em primeiro lugar, quero dizer que é uma honra ter sido convidado pelo Instituto Florence, para falar desse assunto que está tão em voga, porém, não se sabe ao certo todos os riscos e possíveis consequências. Aqui, nós elucidaremos as dúvidas que possam ficar no ar, sendo este, um assunto pertinente para estudantes e profissionais de odontologia, onde focarei o tratamento terapêutico para controlar o bruxismo, por exemplo”. Esclareceu o convidado.

A coordenadora do curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino, professora Karime Tavares Lima, reforçou a importância da realização da primeira edição de cunho internacional da jornada, pois num mundo globalizado precisamos estar em constante intercâmbio com novas tecnologias e ciências estudadas e executadas fora do território brasileiro, pois o verdadeiro aprendizado extrapola os muros territoriais. “Nossos participantes tiveram acesso a assuntos atuais, pesquisados no mundo inteiro, com uma abordagem envolvendo prós, contras e todos os cuidados que se deve considerar num tratamento estético, onde o principal é a promoção da saúde do indivíduo. Esta sim,  é uma prioridade da Odontologia Moderna.” Finalizou a coordenadora.