ALUNOS DO INSTITUTO FLORENCE REALIZAM PROVA DO ENADE

Turma de Farmácia

Turma de Odontologia

Alunos da Enfermagem e Professores da Instituição

Um total de 216.044 estudantes de todo o Brasil realizaram no último domingo (20), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2016.

Em São Luís, a prova começou às 12h30, com duração de 4 horas. 134 alunos dos cursos de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, do Instituto Florence de Ensino Superior, realizaram a prova na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) e no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenadores e professores do Instituto Florence, estiveram presentes nos locais de prova para dar total apoio aos seus alunos, antes e após a realização do Enade e ainda distribuíram kits, com água e lanche para todos.

Em 2016, o Enade teve novidades: as provas foram personalizadas, as folhas de respostas vieram encartadas e a distribuição dos cadernos de provas foi nominal. Os alunos só tiveram a participação no Enade atestada após assinar a lista de presença, que circulou na sala após uma hora do início do exame. Antes disso, não foi permitida a saída do local.

A cada ano, o Enade é obrigatório para estudantes de determinados cursos de graduação. Em 2016, a prova avaliará aqueles que estudam agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Também estão na lista aqueles que estudam em cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

A coordenadora do curso de odontologia do Instituto Florence, Karime Tavares Lima, que esteve presente no apoio aos alunos, falou da importância da realização do Enade e da presença dos coordenadores e professores. “Por ser um exame de desempenho que influencia diretamente no IGC dos cursos de graduação, cujo objetivo é aferir o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências, o ENADE pode ser definido como um momento de muita ansiedade e pressão, tanto para as instituições como para os alunos. O acolhimento, a força, a motivação e a segurança das quais os mesmos tanto necessitam, devem ser passadas por aqueles que os acompanham na vida acadêmica desde sempre: professores e coordenadores de curso. Afinal de contas, é uma responsabilidade compartilhada, a qual denota exatamente o relacionamento saudável que precisa existir entre os agentes formadores e aqueles em formação. Isto é o que o Instituto Florence busca incessantemente”. Afirmou a coordenadora.