O instituto Florence de Ensino Superior promoveu nos dias 02, 04, 06 e 07 de fevereiro seu Encontro Pedagógico de 2017.1, com o tema: O processo de Ensino e Aprendizagem: Um Desafio para o Docente.
Na noite de abertura do Encontro Pedagógico de 2017.1, foi realizada a palestra magna MUDANÇAS EM TEMPOS DE CRISE: COMO TRANSFORMAR A CRISE EM OPORTUNIDADE? com as professoras mestras, Luana Karorine Cordeiro Castro e Adriana Santos da Silva. A palestra teve como objetivo reconhecer o cenário econômico brasileiro hodierno e suas peculiaridades, bem como as possibilidades de enfrentamento de tal realidade, procurando ressignificar o espaço acadêmico e de atuação da Gestão, da Coordenação e do Docente.
A Diretora Acadêmica do Florence, profa. Ildoana Paz Oliveira, começou a sua fala, na abertura do Encontro, dando as boas vindas aos professores: “Reiniciamos nossa jornada do semestre de 2017.1, depois de muitas discussões e reformulações, buscando nos adequar à nova realidade econômica. Temos um trabalho sólido, com uma política sedimentada, que nos dá a certeza que estamos no caminho certo, com a indicação do reconhecimento do nosso trabalho, que nos chega pelo grande índice de transferência de alunos de outras faculdades. E ainda completou: “Aqui, prima-se não apenas pela extensão, mas pela pesquisa e pelo senso crítico, acima de tudo. Iremos continuar trilhando este caminho para mantermos em crescimento o mercado da educação, por meio da qualidade de ensino e a preocupação com a formação do nosso aluno”. Finalizou a diretora.
Nos dias seguintes, o Encontro contou com atividades, envolvendo discussões que foram produtos do diagnóstico da Coordenação de Apoio a Docentes e Discentes – CAP e das Coordenações de Cursos, onde foram identificadas necessidades específicas que impõem a sistematização de intenções de natureza pedagógica e de diálogos pontuais e cada curso apresentou uma atividade específica para os seus Docentes.
Para o Curso de FARMÁCIA:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Farmácia, o Conselho Federal de Farmácia, o Projeto Político Pedagógico Institucional do IFES e o Projeto Político Pedagógico do Curso de Farmácia são parâmetros para a formação do profissional, pois tratam sobre o perfil do farmacêutico, fundado em um referencial que valoriza competências e habilidades.
Competências e habilidades resultam de um trabalho bastante específico das metodologias ativas, ou seja, de uma metodologia problematizadora, que valoriza a interdisciplinaridade, resultando do desdobramento metodológico alunos críticos, criativos, autônomos, humanizados etc.
O convidado do curso de farmácia, o Prof. Me. Patrick Cruz, que apresentou a palestra Metodologia Ativas para o Ensino do Farmacêutico, abordou de uma forma mais prática, um melhor desenvolvimento de habilidades e atitudes, para a preparação dos professores, usando de métodos e atividades para serem usadas em sala de aula, com o objetivo de aproximar o estudante do mercado de trabalho. Em seguida, aconteceu a Aplicação da Avaliação CPA.
Para o Curso de DIREITO:
Critérios de avaliação são essenciais para o desdobramento de qualquer sistemática de avaliação, pois são eles que nortearão o olhar docente sobre as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo discente, tendo como produto um perfil profissional.
Os critérios de avaliação deverão ser estabelecidos antes da elaboração de qualquer prova ou atividade avaliativa, ou seja, antes até da elaboração de qualquer situação problema, de qualquer pergunta, contribuindo para a emissão de um juízo fidedigno quando da análise/ correção da avaliação. O que se avalia não é quantitativo, mas qualitativo, ou seja, o conhecimento específico sobre um dado objeto.
A atividade específica para o curso de direito foi a palestra: Critérios de Avaliação e Possiblidades Avaliativas, com a coordenação de Apoio aos Docente de Discente e em seguida, a aplicação da Avaliação CPA.
Para o Curso de ENFERMAGEM:
A avaliação, que é de diversas naturezas e tipos, deve resultar de um currículo que tem em si competências e habilidades a serem desenvolvidas. Sendo assim, a prova é somente um dos muitos instrumentos avaliativos.
A avaliação é influenciada pelo currículo, mas também o influencia com suas naturezas e filosofia. Permite um olhar sobre o processo, que é de ensino e aprendizagem. Logo, favorece um diagnóstico sobre o rendimento docente e discente, possibilitando intervenções, no sentido de recuperar e manter aprendizagens.
No Instituto Florence de Ensino Superior, a avaliação harmoniza-se, em referencial, com a proposta ENADE de prova, tendo na estrutura de qualquer um dos seus tipos de avaliação enunciados complexos, interdisciplinarizados por contextualização, problematização e flexibilização, com fins de que o discente, por autonomia intelectual, criatividade, criticidade e conhecimento, organize seus esquemas mentais para responder aos desafios que lhes são apresentados. A ideia é de desdobramento da inteligência, considerando o cenário real de sua existência.
A atividade específica para o curso de enfermagem foi a palestra: Possibilidades Avaliativas e Demandas ENADE, e em seguida, aconteceu a aplicação da Avaliação CPA.
Para o Curso de ODONTOLOGIA:
Todo trabalho humano é caracterizado pelas parcerias diretas ou indiretas que são estabelecidas em meio ao processo de elaboração e execução de ideias. Assim, compreende-se que o homem não apresenta condições reais de trabalho sem o auxílio, em algum momento, de outro ou outros, de uma ou muitas coisas que não foi/ foram produzida/ produzidas por ele, basta, a exemplo, considerar as etapas da execução de tarefas.
Neste sentido, conviver com o outro, ainda que em cenário meramente profissional, exige a maturação de uma inteligência que chamamos de emocional. Tal competência permite a manifestação de comportamentos que resultam na percepção de que o espaço individual termina quando o espaço do outro surge, mantendo-se, obviamente, a identidade própria de cada uma das partes envolvidas em meio ao relacionamento.
O sentimento de pertencimento ao grupo, a ideia de que os objetivos/ metas são institucionais e de que trabalhamos em favor da conquista do ideal do espaço empregador, o entusiasmo em ajudar para que a tarefa seja concluída, o entendimento de que não somos verdadeiramente autossuficientes etc. contribui largamente para o desenvolvimento de trabalhos em equipe.
A atividade específica para o curso de Odontologia foi a palestra: Trabalho em equipe e Relacionamento Interpessoal, e em seguida, a aplicação da Avaliação CPA.
Durante o Encontro, o Instituto Florence de Ensino Superior conferiu homenagens aos professores em avaliação da CAP, por atenderem à política e filosofia institucional, observando os prazos estabelecidos, bem como contribuir para o crescimento dos Cursos de Farmácia, Enfermagem, Direito e Odontologia do IFES.
A professora responsável pela Coordenação de Apoio Pedagógico ao Docente e Discente (CAP), do Florence, Alexsandra Gomes Barros, falou dos resultados alcançados com a realização do Encontro deste semestre. “Sentimos que os professores percebem a necessidade de um diálogo pedagógico e que o suporte que damos a eles é muito importante para o desenvolvimento dentro e fora da sala de aula. O professor, que é bacharel, mestre e doutor apenas na área de atuação dos cursos de graduação que ofertamos, encontra ainda uma certa dificuldade em lidar com determinados assuntos técnicos, pela própria formação dele, que não é suficiente para lhe dar essa abrangência pedagógica. Percebem também a importância de um acompanhamento direto aos alunos. Muitos deles, inclusive, já apresentam melhor aproveitamento acadêmico após intervenção pedagógica da CAP. Resumo afirmando que o encontro foi positivo e que a ideia das homenagens aos professores foi válida, porque o Docente passa a ter a certeza institucional quanto à avaliação do trabalho que desempenha, servindo a premiação de incentivo e exemplo para todos os outros”. Afirmou a coordenadora.