CFF entrega publicações para a biblioteca do Florence

Sem categoria | 24/04/2017

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do seu conselheiro no Maranhão, Prof. Fernando Bacelar, entregou na manhã desta segunda-feira (24), para a Biblioteca Wanda de Aguiar Horta, do Instituto Florence de Ensino Superior, as primeiras publicações do PROGRAMA DE SUPORTE AO CUIDADO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO À SAÚDE (ProFar). O coordenador do curso de Farmácia, Prof. Me. Luiz Fernando Ramos recebeu as publicações das mãos do conselheiro do CFF.

Foram entregues 15 exemplares do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde; 15 exemplares do Guia de Prática Clínica- Sinais e Sintomas Respiratórios (Espirro e Congestão Nasal); 15 exemplares da publicação Serviços Farmacêuticos Destinados ao Paciente, à Família e à Comunidade – Contextualização e Arcabouço Conceitual.

O programa tem como objetivo disseminar conhecimento e desenvolver habilidades para a provisão de serviços farmacêuticos que proporcionem cuidado ao paciente, à família e à comunidade, contribuindo, assim, para o uso racional de medicamentos, a otimização da farmacoterapia, a prevenção de doenças, a promoção e a recuperação da saúde. Para apresentar o projeto, foi elaborado o livro Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde, onde podem ser encontrados modelos de receita, prontuário e documento para encaminhamento de um paciente a outro serviço ou profissional de saúde.

A publicação Serviços Farmacêuticos Diretamente Destinados ao Paciente, à Família e à Comunidade – Contextualização e Arcabouço Conceitual aborda os serviços e os procedimentos farmacêuticos cuja implantação o CFF deseja estimular. Nela poderá ser identificada a descrição dos seguintes serviços farmacêuticos : manejo de problemas de saúde autolimitados, acompanhamento farmacoterapêutico, conciliação de medicamentos, revisão da farmacoterapia, dispensação, rastreamento em saúde, educação em saúde, monitorização terapêutica de medicamentos e gestão da condição de saúde.

Além disso, o ProFar conta com a produção de guias de prática clínica baseados em evidência para fundamentar o serviço de manejo de problemas de saúde autolimitados. O primeiro guia produzido trata do espirro e congestão nasal. Os demais guias estão em fase de revisão, e em breve estarão em consulta pública.

O Programa conta, ainda, com o curso online Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados, destinado a todos os farmacêuticos e estudantes do último ano de graduação em Farmácia. O Curso já conta com mais de 30 mil participantes. As inscrições estão abertas em http://profar-cff.org.br