Faculdade Florence promove aula com farmacêutico doutorando da USP

Inscrição: Através do Google Forms
Farmácia
Sobre o evento

O curso de Farmácia e o Centro Acadêmico de Farmácia da Faculdade Florence realizarão uma aula com a participação do farmacêutico Pedro Carlessi, doutorando em Saúde Coletiva da Universidade de São Paulo (USP), no dia 23 de novembro, a partir das 14h. Com certificação de 2h, o evento híbrido ocorrerá presencialmente no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), aberto apenas para os alunos do 2º período do curso, e terá transmissão via canal da Florence no Youtube, para os demais alunos e comunidade externa. Para participar, inscreva-se aqui gratuitamente.

Mestre em Ciências e professor de Farmácia no Senac São Paulo, o convidado falará sobre “E se a porta do laboratório ficar aberta? A produção de conhecimento no campo farmacêutico e suas possibilidades de reconstrução”.

“O convite me foi feito através da prof.ª Kallyne Bezerra, coordenadora do curso de Farmácia da Florence e do Programa Farmácias Vivas-Hortos Terapêuticos do Governo do Estado. Vim ao Maranhão para acompanhar este projeto, que integra tanto minha pesquisa de doutoramento como o mapeamento nacional de serviços de fitoterapia que estamos desenvolvendo pela Fiocruz”, explicou.

De acordo com o docente, a aula procura guiar os graduandos e graduandas de Farmácia pelas trilhas de etnografias de laboratório produzidas no contexto de institucionalização do Programa Farmácia Viva. “A proposta se interessa por ampliar o olhar dos alunos e das alunas para seus próprios campos de atuação e prática, de modo a atentar para as relações e dissensões entre diferentes regimes de conhecimento e suas alianças possíveis”, ressaltou.

Segundo a coordenadora do curso, prof.ª Kallyne Bezerra, o momento é de suma importância para o reconhecimento do trabalho desenvolvido na Farmácia Viva do MA. Ela também participará da aula abordando o tema “Farmácia Viva do Maranhão: Ancestralidade X Ciência”.

“A gente atingiu um patamar gigantesco fora do Estado. A importância primordial dessa aula é conscientizar os alunos e outras pessoas que o farmacêutico tem outras áreas para atuar, que ele pode crescer e se destacar em outras áreas, fomentando a Pesquisa e Extensão”, arrematou.

Minicurrículo do palestrante

Pedro Crepaldi Carlessi é farmacêutico (USJT), mestre em Ciências (Unifesp), doutorando em Saúde Coletiva (USP) e professor de Farmácia no Senac São Paulo. Suas pesquisas se concentram nas Ciências Sociais, sobretudo a partir de conexões interdisciplinares entre a Antropologia e as Ciências Biológicas/da Saúde.

Durante o mestrado, ele realizou trabalho de campo na cidade de São Paulo, associando a pesquisa etnográfica à atividade de coleta e herborização botânica. Analisou a dimensão material das plantas utilizadas por uma comunidade religiosa afro-brasileira e as transformações ontológicas promovidas em laboratórios, interessado na produção de legitimidade social de plantas medicinais, medicamentos dinamizados e fitoterápicos que integram o Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço

Aula “E se a porta do laboratório ficar aberta? A produção de conhecimento no campo farmacêutico e suas possibilidades de reconstrução”

Data: 23 de novembro

Horário: A partir das 14h