O PAE, enquanto componente da política institucional compreende um grupo de ações direcionadas aos egressos da Faculdade Florence e tem fundamento no pressuposto de que uma atuação mais segura, por parte das instituições de ensino superior, precisa estar alicerçada no efetivo conhecimento do processo que envolve o acesso à instituição, o desenvolvimento e avaliação das matrizes curriculares desenvolvidas pelos seus Cursos, além do acompanhamento da trajetória dos egressos na sociedade e no mercado de trabalho.
A caracterização do perfil socioeconômico dos candidatos, o acompanhamento dos alunos selecionados, desde o momento da sua entrada na Instituição, até a sua inserção no mercado de trabalho, além da observação do desenvolvimento acadêmico ao longo do curso – pode oportunizar a que a IES detecte os aspectos que deverão ser aperfeiçoados nos processos de acesso, na adequação e melhoria, constantes, das matrizes curriculares às dinâmicas tecnológicas, na incorporação de demandas da sociedade através de instrumentos previstos nas matrizes dos cursos tais como estágios, pesquisas, extensão e formação para a empregabilidade.
O desenvolvimento do PAE terá como fundamento a concepção de que o acompanhamento dos egressos de uma IES deve trazer, no seu bojo, a avaliação das condições de trabalho e de renda dos profissionais, o seu campo de atuação profissional, a avaliação que ele faz da instituição e do seu curso na condição de egresso e quais são suas intenções quanto à formação continuada.
Neste sentido, é imperativo perceber as informações prestadas pelos egressos como fontes primordiais para a concretização de um processo avaliativo que potencialize as qualidades da Instituição e a busca constante por melhoria nas propostas político-pedagógicas, observando as habilidades e competências previstas nas matrizes curriculares, visando sempre à melhor qualificação e formação acadêmica.
Essa relação que se constitui entre a Faculdade e o aluno, após a diplomação, satisfaz, não somente aos anseios sobre o cumprimento de responsabilidades de avaliação e melhoria permanentes da Instituição de Ensino em si, mas a termos legais, já que se apresenta como item de avaliação proposto pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação superior – SINAES.
Justifica-se, assim a instituição do PAE como um meio através do qual a Faculdade, além de encontrar importantes indicadores de ações que visem a melhorias, ainda cumpre com as atribuições legais de prestar contas acerca do serviço que presta à sociedade e a quem deve satisfações.