Institucional

Plano de desenvolvimento institucional

APRESENTAÇÃO

Com o propósito de se consolidar como instituição cidadã, mediante o exercício de gestão democrática, o Instituto Florence de Ensino Superior apresenta o seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, tendo vigência de 2021 à 2025, cumprindo uma periodicidade de cinco anos. O construto não é apenas um documento técnico burocrático, mas ferramenta de ação política e pedagógica, garantindo uma condução acadêmica de qualidade, no que diz respeito ao papel formativo e social assumido pelo Instituto Florence de Ensino Superior.

O PDI é um documento exigido por lei, mas ao tratar de temas tão
importantes para toda a comunidade e de projetar metas e ações para cada um
dos cinco anos, ganha um viés prático tanto de gestão quanto de acompanhamento.

O PDI é composto do perfil institucional do Instituto Florence de Ensino Superior; do projeto pedagógico institucional; da organização acadêmica; do perfil do corpo docente, do corpo técnico/administrativo e do corpo discente; da organização administrativa; do modelo de autoavaliação institucional; da descrição da infraestrutura física e das instalações acadêmicas; da descrição do atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais ou com mobilidade reduzida; por fim, pelo demonstrativo de capacidade e de sustentabilidade financeira.

O PDI da IES sofreu algumas influências ao longo de sua elaboração, considerando as experiências acumuladas pela IES, a filosofia institucional, as Diretrizes emanadas pelo MEC, através do marco legal do SINAES, a avaliação CPA – Comissão Própria de Avaliação, internas e externas, os exames nacionais de curso (ENADE), as reflexões emanadas pelos colegiados e toda comunidade acadêmica, servindo de parâmetro para todos os projetos e atividades institucionais.

Posto isto, o PDI do Instituto Florence de Ensino servirá também como instrumento de gestão para a Instituição manter suas potencialidades e superar suas fragilidades, na expectativa político-pedagógica de uma prática acadêmica de excelência e referência social.

O nosso PDI apresenta como meta principal: estar comprometido com constante processo de aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e da extensão, sendo um mecanismo importante de atuação como um agente de transformação do seu público alvo e como consequência da sociedade. Além disso, o PDI é o documento de referência institucional, resultado do exercício de reflexão conjunta da sua comunidade, que objetivou traçar caminhos para a Faculdade Florence, considerando todas as transformações tecnológicas, culturais, econômicas e sociais, bem como as novas demandas educacionais e laborais.

Dessa forma, a gestão superior entende que o PDI 2021-2025 é um ponto de partida e o alicerce para a elaboração de uma estrutura completa de planejamento que visa atender aos anseios e demandas da comunidade de acordo com o contexto em que está inserida para os próximos cinco anos.

Confira o documento na íntegra > Plano de Desenvolvimento Institucional.

Plano de Desenvolvimento Institucional