Fisioterapeutas se mostram indispensáveis nesta Pandemia

Fisioterapeutas se mostram indispensáveis nesta Pandemia

Profissionais trabalham em todas as etapas para a recuperação do paciente de covid-19
Fisioterapia | 21/08/2020
Compartilhe :

Desde que a pandemia começou em todo o mundo, os profissionais da área da Fisioterapia têm sido cada vez mais necessários para atuar com os pacientes de covid-19. “O fisioterapeuta é uma peça indispensável para o tratamento, pois inicia o seu trabalho desde que o doente chega, partindo do atendimento clínico, passando pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), até o momento posterior à alta hospitalar, quando ele já pode voltar para casa”, explicou a professora Elaine Calisto, coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Florence.

Ou seja, o fisioterapeuta participa da equipe multidisciplinar que atende o doente, auxiliando desde a assistência na intubação, ventilação mecânica e mudança de decúbito (posição), até condutas de terapia para a eliminação de secreção brônquica para a melhora da função respiratória, entre outros tratamentos.

Estes profissionais têm se esforçado ainda mais para atender, de forma humanizada e capacitada, a grande quantidade de contaminados pelo coronavírus. Junto a pacientes graves, que necessitam de ventilação mecânica, ou com quadros mais leves da doença, eles têm cumprido seu papel de auxiliar no tratamento de possíveis limitações e/ou sequelas, utilizando, principalmente, os recursos da fisioterapia respiratória.

Mercado aquecido para a profissão

A empresa de recrutamento online Catho realizou uma pesquisa que mapeou as profissões com maior aumento de procura de março a maio de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. Segundo a Catho, as vagas de fisioterapeuta respiratório tiveram um crescimento de 4.480%, no período em relação ao ano passado, ficando no topo do ranking. Já a procura por vagas de fisioterapeuta hospitalar cresceu 1.555%, demonstrando o aquecimento do mercado de trabalho para a área.

Além da fisioterapia respiratória

O doente acometido pela covid-19 precisa do auxílio do fisioterapeuta para diversas terapias, não apenas para aquelas relacionadas à questão respiratória. Quem fica hospitalizado tende a desenvolver o imobilismo, condição geralmente ligada ao tempo em que a pessoa passa acamada, que compromete os movimentos do paciente de forma total ou parcial.

“O fisioterapeuta vai trabalhar com o paciente exercícios para preservar ou melhorar a integridade e amplitude do movimento articular, da força muscular, de acordo com a capacidade dele no momento”, complementou a professora Elaine.

Essas atividades iniciam no próprio leito, com o paciente deitado e, aos poucos, evoluem para exercícios com ele sentado e depois em pé. “Esses programas de exercícios trazem benefícios não somente ao sistema musculoesquelético, mas uma melhora do quadro geral do doente, com resposta cardiorrespiratória positiva, reduzindo os problemas trazidos pela covid-19”, concluiu ela.

Devido ao dano causado pelo coronavírus na capacidade pulmonar dos doentes, após a alta hospitalar, alguns pacientes, em especial aqueles que ficaram em estado crítico, precisarão continuar com a fisioterapia, em especial a respiratória, a fim de recuperar a qualidade de vida afetada pela doença.

Estude Fisioterapia na Florence!

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2020.2 da Faculdade Florence! Os interessados em estudar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49 e ainda terão acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de até 70%*.

O curso de Fisioterapia da Florence possui excelente corpo docente, formado por mestres e doutores, aulas práticas desde o primeiro período, com metodologias ativas, impressora 3D disponível para utilização dos alunos e prestação de serviços à sociedade, com orientação e serviços na área de Fisioterapia.

O mercado de trabalho para os formados em Fisioterapia vem se expandindo muito nos últimos tempos no Maranhão e oferece excelentes perspectivas profissionais aos graduados nesta área. “Uma das frentes de crescimento da profissão foi o acesso à assistência da Fisioterapia, acupuntura, grupos de alongamento para melhor idade e outros serviços prestados  aos acompanhantes dos pacientes com transtorno do espectro do autismo do Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde (CER), inaugurado em 2018”, reforçou a professora Elaine Calisto, coordenadora do curso de Fisioterapia.

A formação em Fisioterapia permite que os profissionais possam atuar em diversos campos mais conhecidos, como traumato-ortopedia, pediatria, neurologia, reumatologia, respiratória, neonatologia, desportiva (trata lesões em atletas) e home care.

Também podem atuar em áreas que estão em ascensão, como fisioterapia integrativa, microfisioterapia, osteopatia, acupuntura, uroginecofuncional, oncofuncional (tratamento de câncer) e terapia manual e em outras áreas como dermato-funcional, ergonomia e ginástica laboral, e outros.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2020.2. Inscreva-se agora.

 

*Consulte condições no site.

Notícias Relacionadas