Dia Mundial da Alimentação alerta para importância de cultivar uma vida saudável

Professora do curso de Nutrição da Florence destaca relevância da data
Datas Comemorativas | 16/10/2020

É por meio da alimentação que o corpo humano se nutre e esse simples ato é o responsável pela manutenção da vida. Tendo em vista a importância de se alimentar bem, em 1981 foi instituído o dia 16 de outubro como Dia Mundial da Alimentação. A data, celebrada nesta sexta-feira, é comemorada em 150 países e tem como marco a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Para falar a respeito da data e da relevância de uma atenção com a alimentação, a Instituição conversou sobre o assunto com a professora Wyllyane Carvalho, docente do curso de Nutrição da Faculdade Florence.

“O dia mundial da alimentação nos remete à importância de nós, agentes modificadores, nutricionistas, alunos de Nutrição e demais profissionais de saúde, trabalharmos em conjunto na tentativa de melhorar a alimentação da população para fins de redução no impacto da carga de doenças existentes atualmente que estão associadas diretamente a hábitos alimentares não saudáveis”, comentou a docente.

Professora Wyllyane Carvalho

Alimentação dos brasileiros

Além de ser uma necessidade biológica, a alimentação também perpassa por necessidades afetivas e sociais, conforme Wyllyane. “Para manutenção de todas as funções vitais e fisiológicas gerais há necessidade de nutrir o corpo através da alimentação e, dessa forma, possibilitar uma maior chance de uma vida saudável”, pontuou, destacando, contudo, que, conforme estudos populacionais realizados no país nos últimos anos, os hábitos alimentares dos brasileiros não estão entre os melhores.

“Estudos populacionais realizados no país, como as Pesquisas de Orçamento Familiar (POF), nos últimos anos evidenciaram que a alimentação do brasileiro em linhas gerais é monótona e com aumento crescente do consumo de alimentos processados/industrializados, o que se configura como hábitos não saudáveis. A perda da regionalidade enquanto consumo alimentar também tem sido notória. O hábito de consumir feijão, frutas da época, legumes em substituição de refrigerantes, salgadinhos e demais industrializados são os desafios presentes no país”, explicou.

Alimentação e as fases da vida

De acordo com a docente da Faculdade Florence, há alimentos indicados para cada fase da vida, da infância à vida adulta. “A começar pelo leite materno, que deve ser exclusivo até o sexto mês de vida do bebê. Bem como alimentos com maiores teores de cálcio para adolescentes do sexo masculino e maior teor de ferro para adolescentes do sexo feminino. Os indivíduos em distintas fases e ciclos da vida são requeridos de demandas nutricionais que podem variar, portanto a orientação de alimentos deve priorizar os nutrientes mais requeridos em determinadas fases, o que não descaracteriza a necessidade de mantermos uma dieta equilibrada, colorida e, portanto, saudável”, destacou.

“Ser saudável é simples” (Wyllyane)

Ter atenção com a alimentação deve ser uma prioridade em todas as fases da vida. Isso, contudo, não precisa ser complicado, como explicou a professora Wyllyane Carvalho. “Coma os alimentos mais naturais possíveis e que sejam acessíveis, aproveite as frutas da época, compre em feiras ou locais que vendam alimentos mais frescos, aprenda a fazer receitas, tente cultivar alguma erva ou alimento em casa, diminua o consumo de alimentos industrializados o quanto puder, veja se há cores diferentes no seu prato o que caracteriza uma refeição diversificada em nutrientes. Comece com pequenos passos, pois eles já fazem diferença”, complementou.

Estude Nutrição na Florence

Estão abertas as inscrições para estudar na Florence em 2021.1. Esta é a sua chance de estudar Nutrição numa Instituição que promove ensino de qualidade em toda a região, possuindo uma atuação sólida há mais de 20 anos no Maranhão.

O curso de Nutrição da Florence possui laboratórios específicos com excelente estrutura física, atividades de extensão vinculadas às disciplinas, corpo docente altamente capacitado e reconhecido, como a nutricionista Renara Leita, uma das melhores e mais atuantes do estado.

Com a formação em Nutrição, os alunos saem preparados para atuar na área de Nutrição Clínica, podendo empreender, abrindo seu próprio consultório e/ou atuar em hospitais e ambulatórios, a fim de melhorar as condições de saúde dos pacientes. Também pode focar na área da Nutrição Esportiva, que está em crescimento constante.

Ficou interessado? Então clique aqui e não deixe seu sonho para depois. Vem ser Florence!