Dicas Florence: Saiba como construir um currículo de sucesso para se destacar

Instituição traz 7 dicas que te ajudarão a driblar a falta de experiência e conseguir...
Institucional | 23/10/2020

Entrar no mercado de trabalho é algo extremamente desafiador, sobretudo quando você não tem experiências profissionais formais anteriores. Essa situação, em geral, desestabiliza quem está em busca do primeiro emprego, processo durante o qual um dos passos mais desafiadores é a construção do currículo. Apesar desse cenário, o que é pouco disseminado é que é possível se destacar se você souber evidenciar estrategicamente suas experiências. Atenta a essa questão, a Florence traz dicas de atividades que podem ser inseridas para enriquecer seu currículo e te ajudar nos seus primeiros passos no mercado de trabalho.

1. Dê destaque a projetos pessoais: Não necessariamente o currículo deve conter apenas experiências com contrato formal. Por essa razão, valorize outros tipos de projetos. Por exemplo: Se você está em busca de uma vaga de emprego como social media, redes sociais ou um blog voltado à área podem ser formas interessantes de mostrar familiaridade e habilidades com esse campo profissional;
  2. Trabalhos voluntários: Envolver-se em projetos voluntários, além de auxiliar sobremaneira no crescimento pessoal, pode demonstrar engajamento social. Muitas empresas consideram trabalhos voluntários como uma forma de demonstrar valores, preocupação com a coletividade e doação em prol de uma causa maior, pontos fortes para qualquer profissional. Com certeza esse será um diferencial em seu currículo;
  3. Participação em eventos e palestras: Os eventos dos quais você participa são excelentes comprovações do seu interesse em buscar enriquecer seus conhecimentos. Por isso, não hesite em colocar isso em seu currículo. Mas atenção: não extrapole na quantidade e busque colocar atividades que se relacionem com o cargo que você almeja alcançar;
  4. Cursos extracurriculares: O conceito “lifelong learning” tem tudo a ver com o mercado de trabalho atual, que está em constante transformação. Ele diz respeito à atitude de busca pelo aprendizado constante. A atualização profissional é um caminho excelente para encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho, pois, dentre outros, recrutadores avaliam se o candidato prioriza a busca do desenvolvimento constante;
  5. Rede de Networking: Conectada às duas dicas anteriores, esta é primordial. Quanto mais você participa de atividades e cursos, mais você consegue ampliar sua rede de relacionamentos. Por meio de uma boa rede de networking você pode conquistar tanto oportunidades inesperadas quanto indicações de sua postura pessoal e profissional mesmo em sua ausência. Mesmo durante a graduação, olhe ao redor e pense em cada pessoa com quem tem contato como uma importante rede que poderá fazer a diferença na sua vida profissional;
  6. Viaje: Um dos pontos positivos considerados pelos recrutadores é a experiência em outros países. O contato com pessoas de todo o mundo, outros idiomas e culturas, além de ampliar a visão de mundo, demonstram que você tem uma característica fundamental para o mercado de trabalho: adaptabilidade, característica muito bem avaliada pelos recrutadores.
  7. Atenção para suas redes sociais: Nos tempos atuais, é fundamental ter e cuidar de um perfil profissional nas redes sociais, bem como buscar seguir grandes nomes da sua área de atuação profissional e de estudo. Interagir, comentar, compartilhar e consumir conteúdos e dicas gratuitas é uma excelente forma de estar atualizado com o que tem de mais novo, bem como fazer networking e projetar sua imagem profissional.

O seu futuro profissional está sendo constantemente construído por meio das pessoas com quem se relaciona, dos cursos que você faz e das experiências que você acumula. Lembre-se sempre disso e aproveite o tempo que você tem para dar o seu melhor em tudo com que você se envolver. Essa é a “dica bônus” da Florence para todos os estudantes que estão no árduo caminho da busca por uma colocação profissional.

Ainda não sabe como começar a construir o seu futuro profissional? Você ainda acha que ele só começa a ser construído após a graduação? Então veja 5 dicas que te ajudarão a começar a planejar seu futuro profissional ainda hoje!

Estude na Florence em 2021!

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições neste edital!