Faculdade Florence homenageia alunos e docentes no Dia do Dentista

No dia 25 de outubro também é celebrado e o Dia Nacional da Saúde Bucal
Graduação | 25/10/2020

Responsáveis por exercerem um papel social muito abrangente e essencial, os dentistas são celebrados neste dia 25 de outubro. A data marca o dia da publicação do decreto 9.311 de 1884, por meio do qual os primeiros cursos de Odontologia foram estabelecidos. Contudo, sabe-se que a Odontologia vem sendo praticada desde a pré-história. Tendo em vista a sua relevância para a sociedade, a Florence manifesta todo o seu carinho e admiração e deseja um Feliz dia do Dentista aos atuais e futuros profissionais da área.

Para a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Florence, professora Karime Lima, o dentista muda vidas através do sorriso. “O dentista tem um papel social muito abrangente, acima de qualquer coisa. Ele é quem cuida dos sorrisos das pessoas, mudando suas vidas pessoais radicalmente. Graças ao sorriso, muitas pessoas conquistam oportunidades de trabalho, relações amorosas e amigáveis. O sorriso é um padrão de beleza, inevitavelmente. Um sorriso bonito e agradável, porém, não é o suficiente para o dentista que faz a diferença: ele preza pela saúde bucal e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida das pessoas”, comentou.

A profissão de cirurgião-dentista, contudo, é mais complexa do que parece. Além das habilidades técnicas, é necessário ir além para se desenvolver, se destacar e fazer a diferença no mercado de trabalho. A professora Karime descreveu o que, para ela, pode ser classificado como um bom profissional da área. “É necessário ter habilidades e competências pautadas no perfil humanista, crítico e reflexivo. Deve atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico, assim como deve ser capaz de desenvolver o exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos e legais. Desta forma, compreender a realidade social, cultural e econômica do seu meio se torna indispensável, pois sua atuação deverá estar direcionada para a transformação da realidade em benefício da melhoria da qualidade de vida da sociedade”, detalhou.

Mercado de trabalho

Conforme a coordenadora do curso de Odontologia da Instituição, o mercado de trabalho segue com portas abertas para profissionais de destaque, tanto no Brasil como um todo quanto no Maranhão. “O mercado de trabalho brasileiro e maranhense, para o dentista que realiza seu trabalho com humanização da atenção e do cuidado, é sempre muito acolhedor e propício”, disse, destacando que, na Florence, os alunos desenvolvem experiência ainda durante a graduação. “A Florence oferta atenção e assistência odontológica à comunidade, exercendo com excelência o seu papel social, experiência essa que contribui sobremaneira para a entrega de profissionais de qualidade ao estado do Maranhão”, pontuou.

Impactar vidas

Ser dentista, para a professora Karime, foi uma escolha de vida. Para ela, o que a fez se apaixonar ainda mais pela área foi a possibilidade de impactar as vidas das pessoas. “A possibilidade de contribuir com a melhoria da saúde das pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. A Odontopediatria e a Saúde Coletiva são minhas áreas favoritas e as que escolhi seguir”, revelou.

Todo o amor pela área faz com que a docente destaque a relevância de comemorar os dentistas nesse dia mais que especial. “Trata-se de um momento especialmente dedicado a homenagens para o profissional que cuida de vidas e dos sorrisos, expressão máxima de felicidade. Afinal, quem não se deixa seduzir por um sorriso bonito e saudável?”, questionou.

Dia da saúde bucal

Além do Dia Nacional do Dentista, neste 25 de outubro também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data foi criada em 2002 e chama atenção para a importância da saúde da boca, que reflete na saúde de todo o organismo. Em atenção à data, a Florence aproveita para trazer algumas dicas importantes (Fonte: Ministério da Saúde):

– Elimine a placa bacteriana por meio de escovação adequada e do uso do fio dental diariamente;

– Realize a limpeza da língua, utilizando um raspador, a fim de retirar restos de alimentos;

– Use racionalmente o açúcar, evitando o consumo excessivo de doces;

– Utilize adequadamente o flúor, com cremes dentais fluorados;

– Evite o uso de dentaduras ou próteses mal ajustadas;

– Evite o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;

– Vá ao dentista regularmente.

Dica: Se você tem mais de 40 anos de idade, é, ou foi, consumidor frequente de tabaco e bebidas alcoólicas, e encontrar alguma lesão procure um profissional de saúde para fazer um exame preventivo para o câncer de boca. O exame é visual, rápido e indolor. Quando o câncer é diagnosticado logo que surge, ele pode ser curado com mais facilidade.

Estude Odontologia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em cursar Odontologia na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens diferenciadas, como bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

O curso de Odontologia da Florence é um dos melhores do estado, por isso os alunos possuem garantia de emprego antes mesmo da conclusão do processo formativo. Apresenta caráter interdisciplinar no favorecimento do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade, uma carga horária extensa de práticas, especialmente na Clínica-Escola, conferindo mais segurança para o exercício profissional.

Além disso é o único curso do estado do Maranhão que mantém um convênio com o Centro de Especialidades SORRIR, do governo do estado, em que alunos do 8º ao 10º período podem prestar assistência humanizada a pacientes portadores de câncer bucal.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.