Inscrições para vagas remanescentes do Fies 2020.2 reabrem nesta segunda (26)

Candidatos deverão se inscrever pelo site do programa
Bolsas e Financiamentos | 26/10/2020

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) reabriu nesta segunda-feira (26) o prazo de inscrição para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) referente ao segundo semestre de 2020. A retomada das inscrições ocorre após prorrogação do calendário ocorrida devido a uma instabilidade no site. Com o novo cronograma, divulgado por meio de edital, o novo período de inscrições foi aberto nesta segunda, contudo, as novas datas não trarão prejuízos para os candidatos já inscritos.

De acordo com o cronograma, no período das 7h do dia 26 outubro às 23h59 do dia 27 de outubro serão disponibilizadas para inscrições somente as vagas remanescentes para os cursos prioritários. A partir de 28 de outubro, a oferta passa a valer para todos os demais cursos.

As datas também levam em consideração a situação escolar dos estudantes. No caso dos candidatos que já possuem matrículas ativas em uma Instituição de Ensino Superior, o prazo segue até o dia 27 de novembro para efetuação da inscrição. Já para os candidatos ainda não matriculados, o prazo termina no dia 3 de novembro. Clique aqui para saber todos os detalhes a respeito dos dias e horários de inscrição.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelo site do programa. (Observamos que, durante a manhã desta segunda-feira, o site está instável, provavelmente devido ao alto número de acessos. Desta forma, orientamos todos os candidatos a seguirem tentando o acesso ao longo do dia. Em caso de novas informações, divulgaremos oficialmente em nossos canais oficiais. Fiquem atentos!)

Informações e Inscrições

As vagas remanescentes acontecem devido à desistência dos candidatos pré-selecionados na chamada regular ou falta de documentação, por exemplo. A ocupação destas vagas será efetuada de acordo com a ordem de conclusão das inscrições. Poderá se inscrever para concorrer às bolsas o candidato que:

– Participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, tendo obtido o mínimo de 450 pontos de média das notas, não tenha tirado zero na redação e possua renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos;

– Não tenha concluído o ensino superior e não tenha sido beneficiado pelo financiamento estudantil anteriormente;

– Não tenha concluído o ensino superior, já tenha sido beneficiado pelo financiamento estudantil e o tenha quitado;

– Já tenha concluído o ensino superior e não tenha sido beneficiado pelo financiamento estudantil;

– Já tenha concluído o ensino superior e tenha sido beneficiado pelo financiamento estudantil e o tenha quitado.

Após a conclusão da inscrição, o candidato terá até dois dias úteis subsequentes para comprovar as informações prestadas no cadastro, devendo atender às mesmas exigências dos pré-selecionados nas chamadas regulares do processo seletivo do FIES referente ao segundo semestre de 2020.

CONFIRA A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA O FIES AQUI

Após a entrega da documentação comprobatória à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), esta terá também dois dias úteis para validar as informações da inscrição do candidato e emitir o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI).

Sobre o FIES

O FIES é um projeto do Ministério da Educação (MEC) que visa conceder o financiamento de cursos superiores particulares a estudantes de baixa renda. Com o auxílio, os discentes podem conseguir financiar seu ensino superior com uma taxa de até juros zero, a depender da sua renda familiar.