Verão à vista: professora alerta para importância de redobrar cuidados com a pele

Confira dicas para se proteger na estação mais esperada pelos brasileiros
Estética e Cosmética | 28/10/2020

O mês de dezembro está chegando e, com ele, o Verão, férias, descanso e, para muitos, piscina, praia, sol e mar. Os cuidados com o corpo costumam ser redobrados para ficar bem com seu corpo na estação mais esperada pelos brasileiros e aproveitar ao máximo cada minuto, contudo, algo essencial que muitas vezes fica de fora é o cuidado com a pele. Nesse quesito, mais do que “correr atrás do prejuízo”, o melhor caminho é a prevenção. Para tratar do assunto, além de trazer dicas e sugestões, a Florence conversou com a docente do curso de Estética e Cosmética, professora Ana Ruth de Castro.

Com a chegada do Verão, a radiação solar é mais intensa e a incidência solar é sempre constante e contínua, sendo inevitável nos expormos ao sol. Ir à praia ou à piscina é uma das delícias do Verão, mas, para manter a saúde da pele em dia, é imprescindível ter alguns cuidados, evitando, assim, o envelhecimento extrínseco, rugas, melanoses solares, ressecamento, hiperpigmentação, pele espessa e câncer”, alertou.

Pele: maior órgão do corpo humano

Professora Ana Ruth de Castro

Apesar de, muitas vezes, ser negligenciada, a pele é o maior órgão do ser humano, correspondendo a 15% do peso corporal. Ela reveste e delimita o organismo, bem como o protege, interagindo com o mundo exterior, explicou a docente. “Ela tem como principal papel proteger o organismo frente a diversas agressões externas, sendo responsável também pelo aspecto externo do indivíduo”, acrescentou, destacando alguns fatores que abalam esse órgão. “O fator envelhecimento o abala sensivelmente, estimulando-o a buscar formas de adiar ou atenuar certas características adquiridas, como: rugas, diminuição de tônus, perda de elasticidade e hidratação”, pontuou.

Apesar de haver formas altamente eficazes, e cientificamente comprovadas, no mercado para tratar danos causados pelos mais diversos males na pele, a prevenção é sempre o melhor caminho. “Existem vários tratamentos no mercado para uma pele que foi danificada pela radiação UV, mas a prevenção é essencial. Durante o Verão, então, a pele necessita de cuidados redobrados”, adiantou a professora da Florence.

Dentre os cuidados, Ana Ruth já adiantou dois elementos bem conhecidos: protetores solares e água. “Uma boa fotoproteção da pele durante a vida desempenha um papel primordial para o combate ao envelhecimento cutâneo, diminuindo os sinais do envelhecimento extrínseco, mas não se engane, passar um ‘dedinho’ de protetor solar é uma ilusão de proteção. Segundo a Anvisa, para se obter uma proteção adequada é necessário utilizar 1 grama em todo o rosto. De forma mais prática, é só colocarmos a mão como concha e enchermos o centro da palma da mão, podendo ser feita até duas camadas de protetor solar”, explicou. “Ah, e não nos esqueçamos de beber bastante água. Com a elevação das temperaturas, é ainda mais fundamental ter atenção com a hidratação”, acrescentou.

Veja algumas dicas da docente para curtir o Verão e manter a saúde da pele:

1) Evite a exposição solar nos horários entre 10h e 16h, pois nesse momento é grande a intensidade da radiação solar;

2) Utilize sempre chapéu, óculos escuros e roupas com proteção ultravioleta;

3) Use protetor solar adequado para seu tipo de pele diariamente e reaplique de 3 em 3 horas;

4) Redobre a hidratação interna e externa, ingerindo, no mínimo, 2 litros de água ao dia. (Sugestão: beber água de coco, sucos e consumir frutas);

5) Utilize bons hidratantes para reforçar a barreira de proteção cutânea (quanto menos essência melhor, pois o excesso de essência reduz o poder de hidratação);

6) Utilize sabonetes para seu tipo de pele e evite banhos quentes, pois diminuem a proteção da pele, aumentando, assim, o ressecamento;

7) Realize hidratação cutânea de 15 em 15 dias com um profissional qualificado.

“Com todos esses cuidados, você estará pronto para aproveitar o Verão e continuar com uma pele saudável e brilhante”, arrematou a professora do curso de Estética e Cosmética da Florence, Ana Ruth de Castro.

Estude Estética e Cosmética na Faculdade Florence

Atualmente, a Estética é considerada uma das áreas em maior desenvolvimento do Brasil. O curso de Estética e Cosmética da Faculdade Florence tem por objetivo formar esteticistas aptos a identificar, selecionar e executar procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, assim como técnicas de visagismo e maquiagem.

O profissional também poderá propor e participar de estudos científicos para o desenvolvimento de tecnologias na área de tratamentos estéticos inovadores. Sairá da faculdade com capacidade de planejar, organizar e gerenciar empresas da área de estética e cosmética, assim como avaliar e elaborar parecer técnico em sua área de formação.

Na Faculdade Florence, o estudante encontrará um ensino de excelência, destaque em toda a região, com uma sólida base conceitual e prática para quem deseja trabalhar na área. O curso de Estética e Cosmética ainda possui um tempo de formação de apenas dois anos e meio, com foco voltado ao mercado de trabalho.

“Os laboratórios para o desenvolvimento das aulas práticas permitem a realização de atividades profissionais em que os alunos têm a oportunidade de integrar as diferentes áreas de aprendizado, visando ao seu crescimento pessoal e à eficácia profissional”, acrescentou a professora Aline Montelo, coordenadora do curso.

Além disso tudo, o interessado em cursar Estética e Cosmética na Florence contará com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens diferenciadas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Então não perca tempo e se inscreva para o Processo Seletivo 2021.1 agora mesmo.

*Consulte condições aqui!