Entenda a importância dos fisioterapeutas no tratamento do reumatismo

Entenda a importância dos fisioterapeutas no tratamento do reumatismo

As práticas da Fisioterapia promovem a reabilitação do paciente em atividades diárias
Fisioterapia | 30/10/2020
Compartilhe :

O dia 30 de outubro é dedicado à Luta Contra o Reumatismo. A data chama a atenção para a prevenção e o tratamento das doenças reumáticas, classificadas em mais de 200 tipos de enfermidades que afetam cartilagens e articulações. O tratamento adequado é de extrema importância e evita as consequências dessas doenças, que impactam diretamente a qualidade de vida de seus portadores. 

Os problemas reumáticos afetam aproximadamente 12 milhões de brasileiros. Portanto, a intervenção da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, através da utilização de práticas integrativas no tratamento, promove a reabilitação do paciente para realização de suas atividades da vida diária. 

Segundo a professora Beatriz Marroquim, coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Florence, a Artrite Reumatoide é uma doença crônica e incapacitante enquadrada dentro das enfermidades reumáticas mais graves por não ter uma cura, sendo necessário o tratamento multiprofissional. “A Fisioterapia é fundamental no tratamento dos pacientes com artrite reumatoide, atuando, principalmente, nas alterações ósseas e articulares. O tratamento baseia-se na manutenção do trofismo e força muscular, além do uso de laser e infravermelho, que terá efeito anti-inflamatório”, explicou. 

Ela ainda afirma que os fisioterapeutas são de grande valia para promover a melhora na qualidade de vida dos pacientes com Artrite Reumatoide e destaca que a Faculdade Florence prepara seus alunos para ingressarem no mercado de trabalho altamente qualificados, tendo aula de Cinesioterapia, Eletroterapia e Fisioterapia Reumatológica com equipe pedagógica capacitada. Além disso, o curso de Fisioterapia tem laboratórios equipados com aparelhos e materiais para os alunos praticarem todas as técnicas. 

O fator genético é a principal causa, portanto a pessoa com histórico familiar de reumatismo deve tomar alguns cuidados e o principal são os hábitos saudáveis. É necessário ter uma dieta equilibrada, estar dentro do peso ideal e praticar algum tipo de atividade física. Esses hábitos diminuem o risco do indivíduo sofrer de reumatismo na vida futura e o tempo de tratamento, caso ele seja diagnosticado com a doença.

Estude Fisioterapia na Florence!

Estão abertas as inscrições para estudar na Florence em 2021.1! Esta é a sua chance de estudar Fisioterapia numa Instituição que promove um ensino de qualidade, destaque em toda a região. 

O curso de Fisioterapia da Florence possui excelente corpo docente, formado por mestres e doutores, aulas práticas desde o primeiro período, com metodologias ativas, impressora 3D disponível para utilização dos alunos e prestação de serviços à sociedade, com orientação e serviços na área de Fisioterapia.

A formação em Fisioterapia permite que os profissionais possam atuar em diversos campos mais conhecidos, como traumato-ortopedia, pediatria, neurologia, cardiologia, reumatologia, respiratória, neonatologia, desportiva (trata lesões em atletas) e home care.

Também podem atuar em áreas que estão em ascensão, como fisioterapia integrativa, microfisioterapia, osteopatia, acupuntura, uroginecofuncional, oncofuncional (tratamento de câncer) e terapia manual, e em outras áreas como dermato-funcional, ergonomia e ginástica laboral, e outros.

Ficou interessado? Então não perca tempo e se inscreva agora mesmo para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de terem acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de até 80%.* 

*Clique aqui para realizar sua inscrição e conferir condições.

Notícias Relacionadas