Saiba a importância dos fisioterapeutas na reabilitação de pacientes oncológicos

Saiba a importância dos fisioterapeutas na reabilitação de pacientes oncológicos

Professora da Florence explica função de profissional na Oncologia
Fisioterapia | 17/11/2020
Compartilhe :

A Fisioterapia Oncológica tem como objetivo preservar, manter ou recuperar a integridade de órgãos e sistemas, assim como prevenir os distúrbios causados pela doença e pelos tipos de tratamento adotados para com o paciente. Por isso, independentemente do sexo, idade ou do tipo de câncer, a Fisioterapia pode ser indicada por médicos como algo complementar ao tratamento oncológico. 

Essa reabilitação busca atender às necessidades específicas de cada paciente, com medidas que buscam desde a restauração anatômica e funcional, ao suporte físico e diminuição dos sintomas. 

A professora Beatriz Marroquim, coordenadora do curso de Fisioterapia da Florence, explica que os pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico, radioterápico ou quimioterápico podem apresentar disfunções ou sequelas e a Fisioterapia terá como objetivo a reabilitação e a prevenção de complicações. “O fisioterapeuta especialista em Oncologia atua nos quatro pilares da esfera oncológica: na promoção, no rastreamento, no tratamento da doença e nos cuidados paliativos. Ou seja, o tratamento fisioterapêutico visa manter amplitude de movimento das articulações, preservar ou ganhar força muscular, melhorar função pulmonar, prevenir edemas, controle da dor e diminuir as sequelas do imobilismo”, explicou.

Técnicas fisioterapêuticas oncológicas

As técnicas mais utilizadas no tratamento de Fisioterapia Oncológica são: drenagem linfática, técnicas de enfaixamento, mobilização articular, eletroterapia, terapias manuais, técnicas de analgesia, exercícios respiratórios.

Fisioterapia Oncológica e Novembro Azul

Ainda de acordo com a professora Beatriz Marroquim, o fisioterapeuta tem um papel importante na avaliação do paciente com câncer de próstata, doença que é foco da campanha Novembro Azul. “O profissional irá avaliar algumas alterações causadas pela doença, como incontinência urinária, disfunção erétil e fadiga. Através desses exames, o fisioterapeuta poderá montar um tratamento com técnicas de cinesioterapia, exercícios para musculatura pélvica, biofeedback e estimulação elétrica”, pontuou a professora Beatriz.

Os objetivos do tratamento dos pacientes com câncer de próstata são melhorar a qualidade de vida, controlar a perda de urina e diminuição da fadiga. Para evitar sequela, o fisioterapeuta oncológico irá adequar a terapia a um programa condizente com a situação de cada paciente, além de estimular a percepção dele em relação à importância da realização dos exercícios para melhorar o seu dia a dia durante e depois do tratamento.

Fisioterapia na Florence

Uma formação de excelência é a base para qualquer profissional que busca fazer a diferença no mercado de trabalho. “A Faculdade Florence oferece o curso de Fisioterapia com profissionais qualificados e estrutura completa. Os alunos terão estágios em todas as especialidades, facilitando a escolha da área de atuação. Hoje, a Faculdade Florence também tem curso de pós graduação na área hospitalar, com estágios supervisionados”, ressaltou a coordenadora do curso, Beatriz Jordão.

Na Florence, os estudantes contam com excelente corpo docente, formado por mestres e doutores, aulas práticas desde o primeiro período, com metodologias ativas, impressora 3D disponível para utilização dos alunos e prestação de serviços à sociedade, com orientação e serviços na área de Fisioterapia.

Com um mercado em expansão, a formação em Fisioterapia pela Florence permitirá uma rápida inserção no mercado, pois os estudantes sairão prontos para atuar em diversos campos conhecidos, como traumato-ortopedia, pediatria, neurologia, reumatologia, respiratória, neonatologia, desportiva (trata lesões em atletas) e home care. Além destas, eles também poderão atuar em áreas que estão em ascensão, como fisioterapia integrativa, microfisioterapia, osteopatia, acupuntura, uroginecofuncional, oncofuncional (tratamento de câncer) e terapia manual e em outras áreas como dermato-funcional, ergonomia e ginástica laboral, e outros.

Inscreva-se!

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar no curso de Fisioterapia contarão com um ensino de excelência, destaque em toda a região, além do benefício da 1ª mensalidade a R$ 49. Além disso, ainda será possível ganhar uma bolsa de mérito acadêmico de até 80%*.

Ser fisioterapeuta é o seu sonho? Então não deixe para depois!

Aproveite que as inscrições para o vestibular 2021.1 da Florence estão abertas e clique aqui para garantir a sua vaga.

Notícias Relacionadas