Entenda o papel do Responsável Técnico em Veterinária

A professora Camila Moraes explica essa área da Medicina Veterinária
Graduação | 03/03/2021

A Medicina Veterinária possui diversas áreas: clínica de pequenos animais, reprodução de grandes animais, fiscalização agropecuária, animais de produção e muitas outras. Mas uma atividade não muito conhecida, porém muito necessária, é a de Responsável Técnico em Veterinária (RT) em estabelecimentos de produtos de origem animal.

Professora Camila Moraes

Segundo a professora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence e profissional em RT Camila Moraes, o Responsável Técnico é o profissional que está encarregado por zelar pela qualidade de empresas, fábricas, criatórios e demais atividades que criam, manipulam, prestam serviços ou comercializam produtos de origem animal ou destinados aos animais. O RT faz um papel similar ao de um fiscal, seguindo as legislações e regulamentações da Vigilância Sanitária, dos órgãos de controle municipais, estaduais e federais.

Além disso, o Responsável Técnico em veterinária utiliza todo seu conhecimento e embasamento legislativo para ser uma espécie de tutor do consumidor, cuja principal função é treinar e orientar preventivamente tanto funcionários quanto empreendedores. Então, por atuar na prevenção como melhor forma de correção, muitas vezes esse profissional acaba contrariando o próprio empregador.

O Responsável Técnico Veterinário deve ter a consciência de que sua função não é meramente burocrática, mas que seu dever é proteger a sociedade contra abusos e agravos.

“Existem áreas de atuação que competem somente ao Médico Veterinário, devido à sua formação acadêmica, ou até mesmo às suas áreas de especializações. Para que algumas atividades aconteçam legalmente, a presença do Médico Veterinário como Responsável Técnico é obrigatória, pois somente esse profissional possui as habilidades exigidas e, por mais que a atividade seja realizada em integração com outros profissionais, somente o veterinário pode decidir, julgar, agir de forma segura e responsável, segundo as normas de cada área de atuação”, explica Camila Moraes.

Quais as responsabilidades da profissão?

O fornecimento de produtos inadequados ao consumo é de responsabilidade do Responsável Técnico em veterinária e do fornecedor também.

Ainda mais, a professora Camila pontua que geralmente o RT é fiscalizador. O papel dele é garantir que todas as exigências legais serão cumpridas pelo estabelecimento. A professora conta que é de responsabilidade desse profissional realizar cursos de capacitação de pessoal, procedimentos preventivos e corretivos para as situações encontradas na empresa, realizando o registro administrativo para comprovação de seus atos.

“Esse é um campo que possui muita demanda: de RT de casas agropecuárias até responsável por agroindústrias de níveis internacionais. Além disso, o Veterinário pode atuar com as mais diversas áreas do mercado, as quais vão além da clínica, como zoológico, biotério, fazendas, industrias, laboratórios, portos, forças armadas e até mesmo como perito federal”, completa Camila Moraes

Estude Medicina Veterinária na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar no curso de Medicina Veterinária, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49 e ainda terão acesso uma bolsa de mérito acadêmico de até 50%.*

Na Florence, o aluno já inicia o curso com aulas práticas desde os primeiros períodos, em laboratórios muito bem equipados. “Aqui o aluno encontra um curso de Medicina Veterinária completo, que o impulsiona para uma carreira com vasta área de atuação, como saúde única, vigilância sanitária, bem-estar animal, produção, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, clínica e cirurgia de animais de pequeno e grande porte, agronegócio, áreas emergentes e outras”, enfatizou o professor Ronielle Sousa, coordenador do curso.

Para capacitar os alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Florence desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética, que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação, inclusive incentivando a parte de pesquisa e empreendedorismo.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora.

*Consulte condições no site.