Professor de Direito pontua como a discriminação racial impacta na construção social

Professor de Direito pontua como a discriminação racial impacta na construção social

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial é lembrado neste domingo...
Datas Comemorativas | 20/03/2021
Compartilhe :

21 de março marca uma importante data para o movimento negro, o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966, e faz memória ao Massacre de Shaperville, em Johanesburgo, África do Sul, em 1960, quando 69 pessoas foram mortas pelo exército e outras 186 ficaram feridas, no ano 1960.

Na época, 20 mil negros e negras protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, uma forma de controle do Estado que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde poderiam transitar na cidade, a cor, a etnia e a profissão. Durante o protesto, as tropas do exército abriram fogo contra a multidão.

Após 61 anos do Massacre de Shaperville, em 2021 a população negra brasileira ainda convive com o racismo estrutural, institucional e velado. E, por isso, tem a menor escolaridade, apresenta taxas de analfabetismo duas vezes superiores ao registrado entre o restante dos habitantes, tem os menores salários, é a mais afetada pelo desemprego, tem menor acesso ao sistema de saúde e é a que morre mais cedo. Apesar de serem mais da metade da população brasileira (53,6%), negros e negras são 76% dos 10% mais pobres, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Prof. do curso de Direito da Florence, Jorge Ribeiro.

Prof. do curso de Direito da Florence, Jorge Ribeiro.

E para comentar como a discriminação racial impacta na construção social, convidamos o docente do curso de Direito nas disciplinas de Direito Penal e Processual Penal da Faculdade Florence Jorge Ribeiro. De acordo com o professor, não se pode esperar que o desestímulo à discriminação racial seja alcançado somente por força da legislação, mas por estratégias em espaços educacionais. 

Tratar o racismo como crime não deve excluir o compromisso moral de combater as práticas discriminatórias por meio de ações estratégicas em espaços educacionais, inclusive no ensino superior, uma vez que a produção acadêmica precisa impactar na prática social e promover conscientização, preparando o corpo discente para o exercício da cidadania, da tolerância e da inclusão”, pontuou o professor Jorge Ribeiro.

Ele destaca que o racismo manifestado nas relações interpessoais ou institucionais compromete a subsistência e sujeita pessoas à condição de subalternidade. “Nesse contexto, debates, processos formativos, pesquisas e ações pedagógicas sobre a questão racial, desenvolvidos nas escolas e faculdades, atuam como fortes aliados na missão de erradicar atitudes preconceituosas, estimulando o pensamento crítico e possibilitando o combate à falácia baseada na superioridade de determinados grupos humanos sobre outros”, afirmou.

O docente ainda acrescenta que as instituições de ensino superior devem ter o compromisso quanto à materialização de ambientes educacionais inclusivos, tanto para estudantes, quanto para profissionais da educação e demais integrantes da comunidade acadêmica, com condições de acesso e permanência igualitários e livres de discriminação.  

Discriminação racial é crime

A Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, no Artigo I, diz que: “Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”.

Por isso, em janeiro de 1989, foi sancionada a lei nº 7716, que tipifica como crime qualquer manifestação, direta ou indireta, de segregação, exclusão e preconceito com motivação racial. Essa lei representa um importante passo na luta contra o preconceito racial e prevê penas de um a três anos de reclusão aos que cometerem crimes de ódio ou intolerância racial, como negar emprego a pessoas por sua raça ou acesso a instituições de ensino e a estabelecimentos públicos ou privados abertos ao público.

Estude Direito na Florence

O Curso de Direito da Faculdade Florence possui conceito 4 na avaliação do MEC e se consolida no mercado entregando ao Maranhão profissionais com uma sólida formação humanista e técnico-científica, adequada à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais. A formação ofertada na Florence é voltada ao exercício da cidadania e da profissão e ao bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange e para a construção da justiça social de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Na Florence, os alunos aprendem com docentes com prática no mercado, matriz diferenciada, flexibilidade, estrutura e boa localização. Os alunos também contam com projetos de pesquisa como “Direito e Sétima Arte” e projetos na área de Compliance. Além disso, há vários convênios institucionais da faculdade com órgãos públicos, empresas privadas e escritórios de advocacia.

Se você sempre sonhou em se formar na área do Direito, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em cursar Direito na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade por R$49,00, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico de até 50%*.

Inscreva-se agora!

*Confira o edital aqui.

Notícias Relacionadas