Alunas do curso de Nutrição produzem geleias caseiras em aula prática

O objetivo da prática era mostrar as etapas do processamento de um produto alimentício
Nutrição | 07/05/2021

Com o objetivo de fornecer ao aluno conhecimentos sobre os princípios e os métodos gerais de produção e de conservação dos alimentos, a professora Sâmara Lima, docente da disciplina Tecnologia dos Alimentos do curso de Nutrição da Faculdade Florence, realizou na manhã de quinta-feira (6), uma aula prática de produção de geleias caseiras com estudantes do 5º período, no Laboratório de Nutrição e Dietética.

Durante a aula, as alunas produziram geleias de laranja e de acerola, levando em consideração no processo o conteúdo de pectina e de acidez das frutas, o aproveitando integral dos alimentos, a quantidade adequada de ingredientes e as etapas de preparo do produto alimentício.

Alunas do curso de Nutrição produzem geleias caseiras em aula prática

As alunas produziram geleias de laranja e de acerola na disciplina Tecnologia dos Alimentos

“Temos vários alimentos nos mercados para comercialização, por isso é importante que os alunos saibam como acontecem os processamentos dos produtos alimentícios. Na disciplina são avaliados diferentes tipos de alimentos, como carnes, cereais e frutas, e como essas matérias-primas podem ser transformadas em hambúrgueres, pães e geleias. Ao final da disciplina, pretende-se que os discentes compreendam as fases de fabricação de diferentes produtos, bem como a aplicação de variados métodos de conservação. Nesta aula de produção de geleias, por exemplo, o açúcar foi o conservante para que esse produto alimentício possa ser exposto na gôndola de um supermercado de forma segura para o consumidor”, explicou a professora Sâmara Lima.

Para a aluna Lizandra Silva, 20 anos, a aula foi bastante esclarecedora, afinal todos consumimos produtos industrializados e precisamos entender como são preparados. “Achei interessante como fizemos a separação das frutas, medição da quantidade adequada de ingredientes e o cozimento da geleia” comentou.

A estudante Rute Pereira, 24 anos, destaca a prática como importante para as futuras análises de dietas. “Acho interessante as aulas desta disciplina, afinal aprendemos vários métodos de como podemos modificar os alimentos, ver alterações e conhecer todos os procedimentos que vão auxiliar no atendimento de pessoas que convivem com alguma doença ou condição que precisam de uma dieta especial”, disse.

Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 50%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.

Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.