Coordenadora do curso de Farmácia participa da 15ª edição do programa Cientista Pontocom da FAPEMA

Coordenadora do curso de Farmácia participa da 15ª edição do programa Cientista Pontocom da FAPEMA

Kallyne Bezerra abordou o uso de plantas medicinais no auxílio do tratamento pós-Covid
Farmácia | 12/05/2021
Compartilhe :

A coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Florence, Kallyne Bezerra, participou da 15ª edição do programa Cientista Pontocom, da Fapema. O programa foi transmitido no canal do YouTube FapemaOficial, na última quinta-feira, dia 6 de maio. Na oportunidade, a professora, que atualmente é coordenadora do Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, abordou o uso de plantas medicinais no auxílio do tratamento pós-Covid.

Durante a entrevista, a professora explicou o funcionamento do Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos. “Começou em 2016 através de uma proposta do Governador Flávio Dino, que enxergou os produtos naturais como algo que pudesse fortalecer a atenção primária em saúde. Baseado nisso, eu apresentei o trabalho com as plantas medicinais e assim o Governador pediu que eu construísse algo que fosse diferenciado para melhorar a qualidade de vida, a saúde das pessoas nos municípios de menor IDH”, explicou.

Kallyne Bezerra também ressaltou plantas fitoterápicas que já possuem comprovação em combate aos sintomas da Covid-19. “O Guaco, conhecido cientificamente como Mikania glomerata, possui um efeito terapêutico maravilhoso como broncodilatador, vai melhorar a respiração, vai atuar no processo inflamatório pulmonar e nesse momento de Covid que se tem uma produção de muco, o Guaco ajuda a diminuir e eliminar essa produção. O alho da espécie Allium sativum, é um antiagregante plaquetário, um anticoagulante que vai atuar melhorando a circulação, o alho é anti-inflamatório. Então já existem vários artigos com comprovação de que ele atua nesse percurso, durante e pós-Covid”, conta.

Confira a entrevista na íntegra!

 

 

Notícias Relacionadas