“Vi uma enfermeira salvando a vida de uma criança e ali soube qual carreira seguir”, conta egressa de Enfermagem da Florence

Veja o depoimento da egressa Vanessa da Silva em alusão à Semana da Enfermagem
Enfermagem | 14/05/2021

Tem aqueles que escolhem a profissão que vão seguir desde pequenos, outros já na vida adulta. Para a Vanessa Brasil da Silva, egressa da Faculdade Florence, o sonho de se tornar uma enfermeira começou bem cedo e hoje, após formada e atuando como profissional da Enfermagem, ela se sente realizada a cada cuidado e orientação dada para melhorar a qualidade de vida da população.

Egressa de Enfermagem Vanessa Brasil da Silva.

Quando eu tinha 7 anos de idade presenciei uma enfermeira salvando a vida de uma criança na minha frente. Ela realizava a manobra de ressuscitação cardíaca incansavelmente e era nítido que ela não iria deixar aquela criança morrer sem lutar. Naquele momento, eu decidi que queria ser como ela, eu queria ser enfermeira”, contou a egressa Vanessa.

Os profissionais da Enfermagem desempenham um papel fundamental nos serviços de saúde, principalmente durante o combate à pandemia da Covid-19. Eles estão presentes no hospital em setores como o centro cirúrgico, emergência, UTI e ambulatórios, além de posto de saúde, na gestão de projetos, pesquisas clínicas e na formação de novos profissionais.

Por isso, Vanessa se orgulha de ser a profissional que luta pelos doentes. “A Enfermagem é essencial e o diferencial para o restabelecimento da saúde dos pacientes. Somos nós que ficamos ao lado dos pacientes, que prestamos atenção em tudo e em mais alguma coisa que ninguém mais viu, não dizemos apenas que vai ficar tudo bem, mas fazemos isso acontecer porque temos conhecimento e métodos para isso. Acredito que sem a Enfermagem nada funciona dentro de um hospital ou qualquer estabelecimento de saúde. Sem a Enfermagem não se faz saúde”, destacou.

Contribuições da Florence em sua carreira na Enfermagem

Ela também relembra que a sua vida acadêmica na Florence foi proveitosa, visto que a instituição sempre se preocupou com sua formação, incentivando que participasse de atividades extracurriculares visando enriquecer o seu currículo de forma técnica, ética e humanística. “A grade curricular do curso é ótima e tivemos professores extremamente qualificados. A instituição demonstra grande incentivo à pesquisa e visa educar sempre seus alunos com responsabilidade social”, falou Vanessa.

Durante sua jornada dentro da graduação, a egressa Vanessa comenta que participou de iniciações científicas e jornadas de Enfermagem, apresentou trabalhos científicos, foi bolsista do programa de monitoria acadêmica na disciplina de Anatomia e Fisiologia, era integrante da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher, teve um artigo científico produzido durante a graduação publicado como capítulo de um livro eletrônico e realizou em conjunto com colegas de turma um projeto de extensão no formato de pesquisa de campo que recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e depois foi desenvolvido na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA).

Todos esses feitos enriqueceram demais o meu currículo e só foram alcançados graças ao apoio e incentivo dos meus professores, dos coordenadores e da Instituição, que disponibilizou meios e recursos para que isso fosse possível”, finalizou a aluna, grata pela experiência e pelos conhecimentos adquiridos, que ajudaram na construção do seu sonho.

Estude Enfermagem na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, pontua a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.