O biomédico e o seu papel essencial no enfrentamento da pandemia da Covid-19

Com mais de 30 áreas de atuação, a Biomedicina está na dianteira da resolução dessa crise
Biomedicina | 02/09/2020

A pandemia do novo coronavírus levantou o sinal de alerta em todo o planeta, que não só tomou ciência da necessidade de agir, mas teve que, emergencialmente, adotar uma série de medidas e cuidados para o combate ao vírus. Nesse cenário, algumas áreas da ciência exerceram um papel fundamental para a resolução dessa crise e uma delas foi a Biomedicina, que dispõe de mais de 30 habilitações na área da saúde (veja mais à frente todas elas).

De acordo com o coordenador do curso de Biomedicina da Florence, professor Stanley Galvão, de todos os campos de atuação do biomédico, neste momento, podem ser destacadas algumas áreas cruciais. “Destacamos a atuação do biomédico em análises clínicas, realizando o diagnóstico molecular (PCR) e o sorológico (imunocromatografia) para o SARS-CoV-2 em laboratórios de urgência e de saúde pública de todo o país; no diagnóstico por imagem, realizando Tomografia Computadorizada, Raios-X e Ressonância Magnética nos pacientes com COVID-19; e na Vigilância Epidemiológica, uma vez que, com os resultados dos exames emitidos, é possível traçar curvas de projeção epidemiológica para que medidas de prevenção e controle possam ser traçadas”, explicou.

Além desses campos, fundamentais para a detecção e o controle da doença, o professor ainda destacou a relevância da Biomedicina na área da pesquisa e desenvolvimento de vacinas. “Além das áreas citadas anteriormente, há também a Biotecnologia, que atua no desenvolvimento de vacinas preventivas e/ou terapêuticas, que tem sido o foco de muitos biomédicos pelo mundo; e a Pesquisa Científica, investigando o genoma do vírus em busca de respostas sobre as características biológicas e genéticas que permitam o combate a essa emergência mundial”, acrescentou.

Saiba por que a Biomedicina foi fundamental para o sequenciamento do vírus.

Para o coordenador da graduação em Biomedicina da Florence, a atuação do Biomédico tem sido de fundamental importância nesse momento que o mundo inteiro enfrenta por conta da vasta atuação e complexidade da área. “Ser formado em Biomedicina significa possuir um vasto conhecimento, que capacita o profissional a lidar com endemias, epidemias e pandemias. Assim sendo, fica evidente a importância e o destaque dos biomédicos nas frentes públicas de combate à Covid-19, em caráter emergencial ou por tempo indeterminado, como indispensável recurso humano para a saúde pública neste momento”, finalizou.

Conheça as áreas de atuação do Biomédico

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), um profissional formado em Biomedicina pode atuar com: Acupuntura; Análise Ambiental; Análises Bromatológicas; Análises Clínicas; Auditoria; Banco de Sangue; Biologia Molecular; Biomedicina Estética; Bioquímica; Citologia; Docência e Pesquisa: Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia, Embriologia, Psicobiologia; Farmacologia; Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico; Genética; Gestão das Tecnologias de Saúde; Hematologia; Histotecnologia Clínica; Imagenologia; Imunologia; Informática de Saúde; Microbiologia; Microbiologia de Alimentos; Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório; Parasitologia; Patologia Clínica; Perfusão Extracorpórea; Radiologia; Reprodução Humana; Sanitarista; Saúde Pública; e Toxicologia.

Biomedicina na Florence

Na Florence, os alunos contam com uma estrutura que proporciona uma graduação em Biomedicina nos mais altos níveis. Além de uma matriz atualizada, que é destaque no mercado do Maranhão e oferta disciplinas exclusivas, a Instituição dispõe de 8 laboratórios multiprofissionais que possuem cadáveres, microscópios, cabine microbiológica e cabines químicas.

De acordo com o coordenador da graduação, o curso, que tem uma gama de mais de 30 áreas de atuação no mercado de trabalho, proporciona aos alunos o início de uma experiência profissional já dentro da Academia, por meio de projetos de pesquisa e ligas acadêmicas. “Temos projetos de pesquisa em diversas áreas e Liga Acadêmica na área de microbiologia, assim como projetos sociais desenvolvidos junto à população maranhense, atividades que auxiliam no desenvolvimento de habilidades profissionais em nossos alunos durante todo o curso”, complementou.

Inscrições estão abertas!

A Biomedicina está nos seus planos para o futuro? Então não deixe para depois! Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2020.2 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Biomedicina na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49 e outras vantagens diferenciadas.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2020.2. Inscreva-se agora por meio deste link.