Alunos de Farmácia da Florence participam de evento da Secretaria Estadual de Saúde

Em alusão ao Setembro Amarelo, participantes plantaram árvores medicinais em parque de São Luís
Farmácia | 17/09/2020

Assim como as plantas precisam de cuidado para viver, as pessoas também precisam. Considerando esta premissa, 21 alunos do curso de Farmácia da Faculdade Florence participaram, no dia 14 de setembro, do evento “É hora de mudar, amar e cuidar da vida”, promovido pela Secretaria de Saúde do Maranhão.

Mudas de Jatobá

A ocasião serviu para reforçar a campanha de alerta e prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, que, desde 2015, ganhou espaço no calendário brasileiro, pois, no dia 10 deste mesmo mês, acontece o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Naquele momento, os participantes realizaram o plantio de mudas e sementes de dois tipos de plantas medicinais, o Jatobá e o Ipê Roxo, como simbolismo para a valorização da vida. As espécies foram plantadas no Parque Rangedor, um dos maiores da cidade de São Luís, que já possui plantas medicinais e ornamentais em seu espaço.

“A nossa ideia é levar vida às pessoas, a renovação dela, através das plantas medicinais, fazê-las respirar o ar puro e valorizar a vida”, explicou a professora Kallyne Bezerra, coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Florence e também coordenadora estadual do programa “Farmácia Viva, Hortos Terapêuticos”, que visa levar saúde e acesso a plantas medicinais e fitoterapia aos municípios maranhenses que possuem um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“O evento foi uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde com o programa ‘Farmácia Viva, Hortos Terapêuticos’ e com o senhor Gilson das Ervas, que colaborou com a doação das mudas e sementes plantadas, para levar saúde à população de forma diferenciada”, complementou a professora Kallyne.

Os alunos do curso de Farmácia da Florence ficaram gratos em participar do momento, pois foi uma forma de acompanhar de perto uma ação do “Farmácia Viva, Hortos Terapêuticos” e a possibilidade de desenvolver um olhar diferenciado voltado às plantas medicinais e sua importância na vida e saúde da população.

Placa do evento

Dalva Fonteles, estudante do 8º período, sentiu-se muito feliz com a participação no evento. “As plantas, assim como nós, requerem cuidados. E as medicinais têm grande importância em nossas vidas, pois, usadas de forma correta, elas tranquilizam nossa mente, corpo e nossos corações que se afligem, principalmente em meio a essa pandemia, sem nos causar danos”, esclareceu.

Para Luan de Amorim Rosa Souza, do 9º período, poder fazer parte daquilo foi gratificante. “Como aluno, aprendiz do curso de Farmácia, certamente, o momento me deixou motivado a continuar essa parceria com nossa coordenadora Kallyne. Atualmente eu já participo de um grupo de pesquisa de plantas medicinais e conciliar com o Setembro Amarelo me deixou muito mais contente, até mais motivado”, concluiu Luan.