14 de março: data chama atenção para os direitos dos animais

O maior problema enfrentado pelos animais nas cidades é o abandono
Datas Comemorativas | 13/03/2021

Hoje é celebrado o Dia Nacional dos Animais. A data visa, principalmente, à conscientização das pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais – domésticos ou selvagens. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Pet Brasil junto ao IBGE, no Brasil existem mais de 139 milhões de animais de estimação, entre eles 54 milhões de cães, 39,8 milhões de aves, 23,9 milhões de gatos, 19,1 de peixes e 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos.

O maior problema enfrentado pelos animais nas cidades é o abandono. Apesar do trabalho das ONGs, dos órgãos locais e de protetores independentes, sem a castração dos animais de rua, a população de cães e gatos cresce sem assistência.

Maltratar animais é crime

Segundo a legislação brasileira, maltratar animais é crime. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira. Como maltrato entende-se: bater; deixar sem alimentos, água e abrigo; deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos.

Além do abandono, apesar do Brasil ser considerado um dos países mais ricos em biodiversidade, existem diversos animais que podem ser extintos em poucas décadas. O Instituto Chico Mendes (ICMBio) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgaram em 2016 o Livro Vermelho com a relação dos animais ameaçados de extinção no Brasil. Segundo o estudo, no país existem 1.173 espécies animais ameaçadas de extinção, além dos que já foram extintos, como a arara-azul-pequena e o minhocuçu.

Profa. Adriana Anunciação do curso de Medicina Veterinária.

“Essa data nos faz refletir que os animais possuem direitos e precisam ser respeitados.  E, neste contexto, os profissionais (zootecnistas e veterinários) são essenciais para a construção de normas e ou legislação que assegurem o bem-estar animal”, destaca a professora Adriana Anunciação, docente das disciplinas da Anatomia Descritiva dos animais domésticos e Metodologia Científica no curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence.

A Faculdade Florence sabe da importância de assegurar a valorização e os cuidados com os animais, por isso forma profissionais técnicos, éticos e humanísticos no curso de Medicina Veterinária, que atuam em diferentes frentes dos direitos dos animais. Como exemplo disso, a Instituição tem a aluna de Medicina Veterinária Mábia Teixeira, que buscou uma forma de levar alimento e um pouco de carinho aos cães e gatos que estão em situação de abandono pelas ruas da cidade durante a pandemia. Ela realiza o resgate desses animais oferecendo atendimento médico veterinário e um novo lar para os pets.

Como denunciar crimes de maus tratos

A denúncia da prática de maus-tratos contra animais pode ser feita diretamente ao Ministério Público, que tem autoridade para propor ação contra os que desrespeitam a Lei de Crimes Ambientais. O registro pode ser feito pelo site do MP ou pelas ouvidorias dos Ministérios Públicos estaduais.

O número 190 da Polícia Militar deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. O 190 está disponível de forma gratuita em todo o território nacional.

É possível denunciar anonimamente casos de maus-tratos a animais através do Disque Denúncia no Maranhão pelo telefone (98) 3223-5800, na capital e, nos municípios, pelo número (99) 0300-3135 800. Há ainda denúncias que se formalizam pelo WhatsApp do Disque Denúncia, por meio do número (98) 9-9224 8660.

No site da Federação Brasileira dos Animais há uma aba para fazer denúncias. Clique aqui para acessar. O boletim de ocorrência também pode ser registrado em qualquer delegacia de polícia, inclusive eletronicamente.

Estude Medicina Veterinária na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar no curso de Medicina Veterinária, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49 e ainda terão acesso uma bolsa de mérito acadêmico de até 50%*.

Na Florence, o aluno já inicia o curso com aulas práticas desde os primeiros períodos, em laboratórios muito bem equipados. “Aqui o aluno encontra um curso de Medicina Veterinária completo, que o impulsiona para uma carreira com vasta área de atuação, como saúde única, vigilância sanitária, bem-estar animal, produção, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, clínica e cirurgia de animais de pequeno e grande porte, agronegócio, áreas emergentes e outras”, enfatizou o professor Ronielle Sousa, coordenador do curso.

Para capacitar os alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Florence desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética, que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação, inclusive incentivando a parte de pesquisa e empreendedorismo.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Consulte condições no edital.